sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Guitarrada popular


02/01/2009 - Tribuna do Norte

Coreografias acrobáticas, muito requebrado, roupas espalhafatosas, uma mistura de ritmos quentes e letras românticas fizeram da banda paraense Calypso um dos maiores fenômenos de venda e público do Brasil nos últimos dez anos. Todos os sucessos lançados em seus quase dez anos de estrada serão ouvidos e cantados em show neste sábado, na abertura de verão do Portal das Dunas, estrada da Redinha. Além da banda liderada por Joelma e Chimbinha, a festa contará com apresentação da banda pernambucana Arreio de Ouro, forrozeiros que misturam vaneirão, xote, toadas, teclados e ritmos de vaquejada em seu som. Uma salada popular para dançar.

A cara e a voz do Calypso são a vocalista e dançarina Joelma. Ao lado, o seu escudeiro fiel (e marido) o guitarrista Chimbinha dá o ritmo para a banda ser sucesso desde que foi formada em 1999, em Belém. E desde então a dupla acumula muitos sucessos – e vários que serão ouvidos neste primeiro sábado de 2009, como “Dançando calypso”, “Vida minha”, “Doce mel”, “Como uma virgem”, “Disse adeus”, “Chamo por você”, “Temporal”, “Pra te esquecer”, “A lua me traiu”, “Agora chora” (uma parceria com o Aviões do Forró), “Acelerou”, “Imagino”, “Isso é Calypso”, “Nessa balada”, “Imagino”, “Anjo”, “Máquina do tempo”, entre outras.
Os CDs do Calypso são divididos em “volumes” - já contam dez até o momento – e sempre deixam sucessos a cada lançamento, atestando o apelo ‘pop’ que a banda tem junto ao gosto popular. O hoje distante “Banda Calypso Volume 1” vendeu mais de 500 mil cópias , em 99 – um número que apenas medalhões conseguem ter hoje em dia.

Nos shows de Joelma e Chimbinha, a música conta muito com a imagem. O grupo adora usar tecnologia de ponta para cativar o público dos shows, com muitos efeitos especiais, luzes de led, telões de alta definição e imagens que interagem com os dançarinos. Joelma só pára de dançar e cantar para trocar de figurino, sendo auxiliada nos vocais pelo cantor Léo. Enquanto isso Chimbinha orquestra a banda e dá o tom no ritmo. O casal gosta de investir na apresentação de cada canção, como nos shows de música pop – e o público adora.

Devido ao apelo visual que também já faz parte do grupo, logo eles também partiram para o DVD. O primeiro – chamado “Isso é Calypso” - foi gravado em 2003, na casa de shows Patativa, na cidade de São Paulo, para um público de 30 mil pessoas. O DVD foi um esperado sucesso de vendas, assim como os CDs lançados anteriormente.

A banda emplacou inúmeras músicas em todas as rádios do Brasil, fato que passou a ser não mais ignorado pela mídia. Todo mundo queria saber o que era a banda Calypso, rendendo uma série de reportagens em jornais, revistas, programas de televisão e de auditórios. O número de show, é claro, triplicou. O sucesso da banda foi reafirmado no final de 2005, quando ganhou o prêmio de Revelação Musical. Também foi lançado em 2006, aquele que pode ser considerado o maior projeto da banda até hoje, o DVD “Banda Calypso Pelo Brasil”, gravado em nada menos que cinco capitais brasileiras (Belém, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Salvador).

E o Calypso parece estar prestes a romper as fronteiras do sucesso nacional. A banda regravou recentemente a música “Acelerou”, um dos seus maiores sucessos, em inglês (!). A nova versão da música vai fazer parte de um filme americano, ainda não estreado. Pelo fôlego sempre exibido por Joelma, ninguém duvida que isso possa vir a acontecer.

Serviço:
Calypso (PA) e Arreio de Ouro (PE) no Portal das Dunas. Sábado, na estrada da Redinha. Preços: R$20 (meia) e R$40 (inteira). Vendas antecipadas na Controle Confecções (Centro, Alecrim). Mais informações pelo 4009-7888, 3620-5262, 3222-1692, 3211-0132.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog