sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Galo da Madrugada garante que bandas de outros ritmos seguirão tradição do frevo

Ivy Farias
Enviada Especial

envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Recife - Pela primeira vez, uma banda de um ritmo diferente do frevo subirá em um dos trios elétricos do maior bloco de carnaval do Recife, o Galo da Madrugada. A banda paraense Calypso, conhecida por tocar forró, foi contrada para tocar durante a folia, mas segundo o presidente do bloco, Rômulo Meneses, não irá fugir da tradição do carnaval pernambucano.

"As pessoas reclamaram, dizendo que era um absurdo uma banda de forró tocar no bloco. Mas Calypso, assim como os outros convidados, só sobem no trio desde que toquem frevo", explicou referindo-se a discussão gerada na cidade com a contratação de um grupo que não está ligado ao ritmo tradicional do carnaval do Recife.

Além da banda Calypso, os cantores Toni Garrido e Elba Ramalho também são atração do Galo da Madrugada este ano.

Para abrir a festa do bloco, o cantor Gustavo Travassos, filho do fundador Enéas Freire, estará no primeiro trio homenageando o pai embalado pelo frevo.

"O Galo é tipicamente frevo. Este ano estarei com uma grande cantora de MPB, a Míucha, que entrará na nossa cultura", diz Gustavo, que também é diretor musical do bloco.

De acordo com Travassos, tocar frevo nos trios é uma exigência disposta em contrato com os patrocinadores.

"Explicitamos que quem não tocar ritmos pernambucanos sai no meio do desfile", comentou. Sobre a polêmica envolvendo a contratação do grupo paraense, Travassos argumenta que a banda está ensaiando mais de 20 frevos."O Galo foi formado para homenagear o frevo e os ritmos pernambucanos e assim continuará sendo", garantiu

Segundo ele, a iniciativa de convidar a banda faz parte do no novo projeto do Galo. "Queremos fazer um intercâmbio cultural com músicos de todo o país. Todos os convidados estão ensaiando para tocar frevo. Afinal, o Galo é frevo", conta o presidente lembrando que o grupo pernambucano de manguebeat Nação Zumbi também está entrando no ritmo para o sábado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog