quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Quinteto Violado e Banda Calypso são atrações no Galo

Do JC OnLine
Com informações de Isabelle Figueirôa
ATUALIZADO ÀS 12H44

O grupo pernambucano Quinteto Violado e a paraense Banda Calypso são as principais atrações do desfile do Clube das Máscaras O Galo da Madrugada, que acontece tradicionalmente no Sábado de Zé Pereira, nas ruas centrais do Recife. Neste ano, a concentração começa às 9h, na Praça Sérgio Loreto, no Bairro de São José. As atrações, que totalizam 19 trios elétricos, foram anunciadas na manhã desta nesta terça-feira (10), durante coletiva de imprensa que contou com a participação do secretário de Turismo Silvio Costa Filho, da presidente da Fundarpe Luciana Azevedo e do presidente do Galo Rômulo Menezes.


O Quinteto Violado, que participa pela primeira vez do desfile do Galo, deve tocar junto com o gaúcho Renato Borguetti, no trio Treme Terra. A idéia é uma interação entre frevo e sanfonada. Já o trio Milênio fica sob o comando da Banda Calypso, que aposta no ritmo do frevo. "O Galo defende a música pernambucana. Tocar frevo é uma regra para todos os trios", esclarece um dos coordenadores da agremiação, Gustavo Travassos, que abre os desfiles à frente do trio Zeus.



O trio Selva Nua é comandado por Geraldinho Lins, Elba Ramalho e Toni Garrido. O Star fica por conta de Silvério Pessoa, Nena e Lula Queiroga. No trio Papão, se apresentará o cantor João do Morro. Também participam da folia Saia Rodada, Alceu Valença, Som da Terra, Almir Rouche, Trombonada, Ed Carlos, Banda da Polícia Militar, André Rio e Asas da América. Os investimentos - incluindo patrocínio - para o desfile deste ano são da ordem de R$ 3,5 milhões, de acordo com Rômulo Menezes.


Para Silvio Costa Filho, a expectativa é de que 100 mil turistas visitem o Estado para apreciar o Galo da Madrugada e 25 milhões assistam ao desfile pela TV. Já Luciana Azevedo lembra que as figuras representativas do interior (papangus, caiporas, caretas, bicharada, caboclo de lança) estarão espalhadas pelos trios, "numa representação do Cais ao Sertão, saudando o Galo da Madrugada".


O Governo de Pernambuco também terá um trio elétrico, comandado pelo maestro Forró e Antônio Carlos Nóbrega. O cantor Lenine também deverá marcar presença.

ENÉAS FREIRE
- No primeiro ano sem o fundador Enéas Freire, falecido no ano passado, a agremiação terá como tema Enéas, a alegria do Carnaval, e irá homenageá-lo de outras formas como um grande monumento na Praça Sérgio Loreto e o CD O Canto do Galo. Uma escultura do carnavalesco, assinada pelo artista plástico Abelardo da Hora, também foi inaugurada nesta terça. [Assista aqui ao vídeo]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog