sexta-feira, 23 de maio de 2014

Em novo escritório, Calypso prepara CD de inéditas


Finalmente Chimbinha e sua esposa Joelma terão mais tempo livre para se dedicarem às atividades artísticas da banda que lideram, a Calypso. No final de abril, a dupla deixou de gerenciar a própria carreira, fechou seu escritório em Recife e passou a integrar o cast da Power Promoções Artísticas, empresa baseada em São Paulo.

2013 foi bem conturbado para a Calypso. Joelma e Chimbinha dividam o tempo entre a realização e venda de shows, divulgação, promoção, criação e produção de novas canções – e ainda tinham que se desdobrar para cuidar dos filhos. A rotina estava muito pesada. Chimbinha relembra que sofreu de esgotamento físico e mental. “Quando você tem que acompanhar a parte gerencial (se a data foi vendida, se o cliente pagou, questões de logística etc.), o tempo fica estremido e o processo criativo pode ficar comprometido. No nosso caso, a coisa piorava porque moramos em São Paulo e a empresa ficava em Pernambuco. Comecei a ficar esgotado”, conta o guitarrista.

Foi então que, “numa bela manhã de sol de 2014″, Chimbinha recebeu um telefonema do amigo Amado Batista. Entre amenidades e devaneios musicais, Amadão fez uma séria cobrança ao guitarrista. “Você tem que contratar um escritório artístico para agenciar o Calypso. Joelma e você são artistas e precisam de tempo livre para compor canções e aproveitar a vida”, disse o cantor. Foi a partir daí que Chimbinha aceitou buscar um escritório artístico para “entregar” a carreira da banda.

Durante 35 anos, Amado Batista gerenciou a própria carreira, mas desde desde 2010 transferiu essa responsabilidade para a Power. E foi o cantor quem convenceu Joelma e Chimbinha a se tornarem parceiros de escritório. “Quando Amado fez sua participação especial no nosso atual DVD, ‘Ao Vivo’, no Distrito Federal, me falou do estilo de trabalho da Power e conseguiu me seduzir”, brinca o guitarrista.

Quem agradece essa indicação é o sócio-fundador da Power, Antônio Dail, o Mojica. No mercado musical há mais de 40 anos, o empresário é expert em trabalhar com artistas populares. Recentemente, trabalhou com Christian & Ralf e Rick & Renner, além de Reginaldo Rossi, falecido no final do ano passado. “Será fácil trabalhar a carreira de Joelma e Chimbinha. Temos parceiros antigos que promovem e contratam shows com o perfil da banda”, acredita Mojica.

Em um primeiro momento, Mojica tem dado prioridade para a divulgação da Calypso em rádios e TVs. Também está acionando seus contatos para que a agenda de shows da banda engorde ainda mais. “Chimbinha é muito bem relacionado. Ele me forneceu seus contatos e juntos faremos um trabalho focando todo o Brasil. Agendamos diversos aniversários de cidades e feiras agropecuárias”, comenta.

Em 2014, a Calypso completa 15 anos de estrada. E as comemorações acontecerão logo após a Copa do Mundo. E começam pela cidade natal do casal, Belém do Pará. Mas antes, a banda lançará um CD com canções inéditas gravadas em estúdio. “Ainda acredito que essa seja a forma certa de trabalhar. Anualmente, o Calypso lança um CD com músicas inéditas e um DVD com os mais recentes sucessos e Mojica respeita essa fórmula. Por isso nos demos bem”, declara Chimbinha.

O guitarrista não é adepto das novas tendências de mercado de promover singles via redes sociais. “Pode soar como loteria. Não dá para ter certeza de retorno porque o alcance é muito amplo e vago”, explica. “Prefiro a promoção nas rádios. Chega de forma mais direta ao público”.


EM PRATOS LIMPOS

No começo do ano passado, alguns veículos noticiaram o fim da banda Calypso. Chimbinha aproveita a ocasião para esclarecer o boato e, definitivamente colocar um ponto final na história. “No início de 2013, falei em primeira mão para a SUCESSO! que iria lançar um disco solo. Na mesma época, Joelma disse que tinha vontade de fazer um projeto gospel e foi daí que alguns jornalistas maldosos começaram a propagar o fim da banda. Mas isso nunca acontecerá. A Calypso é nossa vida”, afirma.

Para quem não sabe (ou esqueceu) Chimbinha tem um novo disco solo pronto. Só que o projeto está engavetado – justamente por conta desses boatos veiculados na imprensa. “Vou lança-lo em uma outra ocasião, para não confundir o mercado. Uma pena”, disse. Só para questão de registro, esse projeto solo de Chimbinha reúne composições instrumentais com levadas de zouk, bolero, flamenco e blues.


NO ESTÚDIO (Por Thiago Mourato)

Ontem (19), a banda Calypso começou a gravar seu novo CD de estúdio. O trabalho terá entre oito e dez faixas, com ritmos semelhantes aos que Joelma e Chimbinha já vem apresentando, com a Bachata e, claro, o Calypso. Ainda na tarde de ontem, a equipe da banda postou fotos das gravações em sua página oficial no Facebook (abaixo). A grande jogada desse disco será mostrar as canções inéditas que farão parte do novo DVD da banda. Como as músicas serão lançadas meses antes, o público terá tempo de aprender e cantar a plenos pulmões no dia da gravação.

Acostumados a lançar trabalhos anualmente, a banda Calypso prepara um DVD ainda mais especial. Previsto para ser gravado no segundo semestre, o projeto faz parte das comemorações de 15 anos da banda e eles tem muito o que comemorar, mesmo. Além de vender milhões de discos pelo país, Joelma e Chimbinha ainda tem seu trabalho reconhecido pela crítica. Esse ano, eles foram finalistas no Prêmio da Música Brasileira, na categoria “Melhor Grupo de Canção Popular”.

O Calypso foi indicado pelo seu DVD mais recente, “Ao Vivo No Distrito Federal”. Gravado no Maior São João do Cerrado, em Ceilandia (DF), o show contou com as participações de Amado Batista e Reginaldo Rossi. “É uma grande honra estar indicado entre tantos artistas importantes da nossa música. Devemos isso a Deus e aos nossos fãs, que são anjos em nossa vida!”, disse Joelma.


Fonte: http://www.portalsucesso.com.br/noticias/banda-calypso-grava-cd-de-ineditas


Tags: calypso 2014 - novo cd dvd - banda calypso 2014 - gravação - estudio - musica nova - joelma - chimbinha

Nenhum comentário:

Arquivo do blog